segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Uma Breve Explicação do Universo Marvel para Leigos




    Você ouve todo mundo falando sobre a Marvel, mas fica de canto na rodinha porque não sabe nada do assunto?

    Então dá uma lida neste texto para saber o básico que você precisa para pelo menos fingir que conhece o Universo Marvel e não ser excluído da conversa:   

    O universo Marvel é basicamente o nosso universo, mas com uma tecnologia extremamente mais avançada e com muito mais interação entre as diferentes civilizações  dos mundos e dimensões existentes. (Obs.: Há quem diga que as leis da física, química e biologia também são diferentes das do nosso universo, mas por razões controversas, vamos considerar apenas os fatores Tecnologia e Contato Extraterrestre como razões principais das diferenças maiores)

     Essas duas coisas acabaram gerando diferenças consideráveis entre a nossa realidade e a realidade Marvel.

Por exemplo:

    Milhões de anos atrás uma raça de seres alienígenas chamada Celestiais veio à Terra e fez experimentos em humanos pre-históricos gerando duas raças de super-seres: Os Eternos e os Deviantes. Eles também deixaram um gene latente em algumas linhagens humanas chamado fator X, que anos depois daria origem a uma raça inteira de superseres conhecida como Mutantes.

    Mas vamos aos conceitos mais importantes! 

   O Universo Marvel está dividido basicamente em 4 áreas que diferem do nosso universo:

1. Humanos artificialmente alterados ou criados



    Grosso modo, fazem parte da primeira categoria a maioria dos membros dos Vingadores e  do Quarteto Fantástico.  Exemplos: Capitão América, Homem-de-Ferro, Hulk, Homem-Aranha e Demolidor. Eles geralmente passaram por algum experimento, cirurgia ou acidente que os fez ganhar habilidades sobre-humanas.

2. Seres nascidos com mutações genéticas


    Na segunda  categoria temos os Mutantes e os Inumanos , dois grupos  formados por seres que nascem com a genética alterada e manifestam sua mutação durante a  adolescência. A diferença entre os dois é que os mutantes, que compõem a maior parte das equipes X da Marvel, inclusive os X-Men, X-Force, X-Factor, etc, manifestam sua mutação espontaneamente e isso é visto como algo ruim para a sociedade em que vivem, enquanto os Inumanos precisam passar pelo ritual das névoas terrígenas para que sua mutação se manifeste, além do fato de que eles vivem isolados do resto da humanidade e dentro de sua própria cultura essa mutação é vista como algo bom. Quanto mais exótico, melhor, ao contrário dos mutantes. Há também raças como os Atlantes e os Molóides (povo toupeira) dentre outras, espalhados por aí em suas próprias comunidades. 

3. Seres Cósmicos

    Na Terceira categoria, estão os Seres de origem extra-terrena cujos poderes podem ter sido concedidos por alguma entidade cósmica, corporação interplanetária, ou ser naturalmente parte de sua fisiologia, o que quer dizer que todo mundo no planeta dele ou dela nasce com aquela habilidade. Fazem parte dessa categoria seres como o Surfista Prateado, Nova, Thor, Howard o pato e os Guardiões da Galáxia. Há muitas raças na parte cósmica do Universo Marvel, sendo as mais conhecidas: Os Krees (que aparecem em Guardiões da Galáxia e Agents of Shield), Os Skrull (que são metamorfos inimigos mortais dos Kree e do Quarteto Fantástico), O Império Shi’ar e sua Guarda Imperial, famosos por sua aparição na Saga da Fênix Negra e os Vigias, uma raça de seres que apenas observam os eventos do universo, mas estão sob um juramento de nunca interferir. Além disso, há também os Asgardianos que estão no limite entre a parte cósmica e a parte mística do universo Marvel. Podemos até considerar que as Entidades Cósmicas e as Raças extraterrenas são duas sub-divisões dentro desta categoria, pois apesar de seu ambiente de atuação ser comum (ou seja, o espaço fora do planeta Terra) as Entidades são únicas (só existe um Galactus, por exemplo) enquanto que as raças são compostas de vários indivíduos (existem vários Skrulls). 

4. Seres Místicos

    Na Quarta categoria, estão aqueles que estão envolvidos com magia e retiram seus poderes de conceitos e dimensões mais etéreos e subjetivos. Alguns foram amaldiçoados, outros usam amuletos, há os que estudaram para dominar artes místicas e há os que simplesmente são seres oriundos de outros planos de existência. Fazem parte dessa categoria: Dr. Estranho, Motoqueiro Fantasma, Blade e Mefisto.


   Há também uma última, mas importante categoria a ser mencionada:


     A dos seres humanos que combatem o crime apesar de não terem superpoderes. A maioria deles está ligado à Agência Secreta Shield liderada (na maioria das vezes) por Nick Fury. Entre eles estão a Maria Hill e o Gavião Arqueiro. Além de Frank Castle, o Justiceiro, que age por conta própria e contra a lei.

    Além disso, vale mencionar que o planeta Terra do Universo Marvel possui países que o nosso não possui tais como: Wakanda, Latvéria e Genosha


   Ah! e antes que eu me esqueça: Se você não quiser passar muita vergonha (mas muita vergonha mesmo) na rodinha de nerds, lembre-se sempre que Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e nenhum outro membro da Liga da Justiça ou dos Teen Titans faz parte do Universo Marvel! O Universo deles é o DC! Mas isso é assunto para outro post!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Não conheço "Inhumanos" ; só "Inumanos" . Boa matéria para os neófitos. gostei. Viúva Negra passou pelo experimento de criação de supersoldados (igual o Soldado Invernal) soviéticos e suas capacidades humanas estão no limite do nível humano, e sua longevidade e juventude foram melhoradas (além tem mais de 60 anos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas observações.Elas foram verificadas e corrigidas!

      Excluir