terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Uma Breve Explicação sobre o Universo DC para Leigos




Você está numa rodinha de pessoas que estão conversando sobre a Marvel. Como você não entende do assunto, fica meio de canto até que uma pessoa generosa no grupo tenta te ajudar a se enturmar e pergunta: “E você? Qual é o seu personagem favorito da Marvel?” Você sabe que a Marvel faz filmes de super-heróis. Uma coisa que te confunde, aliás, é o que a palavra Marvel identifica exatamente. Você tem uma opinião que guarda para si, mas nunca tira a limpo: Marvel é o nome que se dá aos filmes de super-herói, assim como Faroeste é o nome que se dá aos filmes de Cowboy. Baseado nessa dedução não verificada, você responde à pergunta do seu inquisidor na rodinha: Batman! Meu personagem favorito da Marvel é o Batman!!

E antes que seu interlocutor o interrompa, você começa a justificar que gosta do Batman porque ele não tem poderes e enfrenta tudo apenas com treino, inteligência e preparo.  Você é finalmente interrompido e ouve a frase que te atormentará por anos: Mas o Batman não é da Marvel, é da DC!

DC?? Mas que diabos é DC?? Tudo o que é super-herói não é Marvel? Super-herói e Marvel não são sinônimos??

Calma, meu amigo ou amiga. Relaxa, presta atenção, que eu te explico para que você nunca mais passe essa vergonha!
Separe a DC da MARVEL na sua cabeça! 

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Universo DC é que ele não é o Universo Marvel! A Marvel é onde habitam os Vingadores, os X-Men, o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e os Guardiões da Galáxia dentre outros personagens.  O Universo DC é onde habitam a Liga da Justiça, os Novos Titãs (ou Teen Titans), a Justiça Jovem e a Legião dos Super-Heróis. Contudo, o Universo DC é muito parecido com o Marvel e isso tem uma razão muito simples de ser: O Universo Marvel começou inspirado no DC! Sim, o Universo DC veio antes. Aliás, foi nele que surgiu o primeiro grande e significativo super-herói dos quadrinhos: O Superman!

As super-equipes da DC mais conhecidas das animações exibidas na tv. 

Antes de mais nada é preciso esclarecer que, diferente do Universo Marvel, o Universo DC é dividido em Eras Cronológicas. Ao final de cada Era, algum evento cósmico acontece e o espaço-tempo é redefinido. É como se o mundo acabasse e se refizesse de Era em Era, preservando certos aspectos de uma Era para outra e eliminando outros.  São estas as Eras Cronológicas (também chamadas de Reboots) : A Era de Ouro, A Era Prata, A Era de Bronze, A Era Moderna (também conhecida como Era Pós-Crise nas Infinitas Terras), A Era Pós-Crise Infinita, A Era dos Novos 52 e A Era do Renascimento (atual).

A vida do Universo DC é um ciclo de Morte e Renascimento

Mas vamos aos pontos básicos. O Universo DC pode ser de modo geral dividido em grupos parecidos com os do Universo Marvel.

1.    Meta-Humanos de base metagênica


Flash, Canário Negro e Super-Choque, exemplos de Meta-Humanos do Universo DC
Muitos dos seres Superpoderosos da Terra tem como fonte de seus poderes o metagene, uma característica genética de origem desconhecida que faz com que pessoas desenvolvam superpoderes quando expostas a  certas substâncias ou forças perigosas.  Exemplos desse tipo incluem o Flash, a Canário Negro, Super-Choque, Mutano, Eléktron e Nuclear. É importante salientar que o povão do universo DC usa o termo “Meta-humano” para tudo que é super-ser, independente de ser portador do metagene ou não. Por exemplo, Superman e Caçador de Marte não são tecnicamente Meta-humanos, pois não possuem metagene e seus poderes se devem às suas fisiologias alienígenas, mas algumas pessoas desse universo os chamam de Meta-Humanos.

2.    Tecnológicos
Batman, Esquadrão Suicida, Gladiador Dourado & Besouro Azul e
Ciborgues & os Homens-Metálicos são exemplos do uso da Tecnologia no Universo DC
Como a tecnologia do Universo DC é altamente avançada, existem super-seres derivados dela. Andróides, Ciborgues, pessoas vestidas em super-armaduras e outras que simplesmente fazem uso de armas e acessórios muito desenvolvidos. Neste grupo se encontra um grande número personagens entre eles Ciborgue, Batman, Lex Luthor, Arqueiro Verde, Homens Metálicos, Homem-Robô, Tornado Vermelho, Besouro Azul II e Aço. Há também uma subcategoria aqui que é a dos Tecnológicos do Futuro, seres que usam altíssima tecnologia, mas vem do futuro. Exemplos: Gladiador Dourado, Legião dos Super-Heróis e Rip Hunter. Também há grupos do governo usando super-tecnologia para servir o país, tais como o Departamento de Operações Extra-normais (DOE), o A.R.G.U.S (ao qual está vinculada Amanda Waller e a Força-Tarefa X ou Esquadrão Suicida) e o Xeque-Mate.
 

3.    Raças escondidas


Os Atlantes, Os Gorilas inteligentes e as Amazonas são exemplos de Raças Escondidas.
Há neste mundo comunidades e civilizações compostas por seres superpoderosos e cujos poderes advém naturalmente de sua fisiologia. Os mais importantes são os Atlantes, Os Gorilas inteligentes, e as Amazonas. Exemplos: Aquaman, Gorila Grodd e Mulher-Maravilha.

4.    Extraterrestres


Superman de Krypton, Os Guardões de Oa, O casal Gavião de Thanagar, Os Dominions, Estelar de Tamaran e muitos membros da Tropa dos Lanternas Verdes são exemplos da vida alienígena no Universo DC.  

Muitos seres de muitos mundos diferentes são bem conhecidos na Terra do Universo DC. As raças alienígenas mais conhecidas são os Kryptonianos (quase extintos), Os Oanos, Os Marcianos, Os Thanagarianos, Os Rannianos, Os Dominions, Os Khúndios, Os Tamaranianos, os Czarnianos (quase extintos também)  e mais uma infinidade. Podemos citar como membros  desta categoria: Superman de Krypton, Caçador de Marte de ... bem... Marte, Gavião Negro e Mulher-Gavião de Thanagar, Estelar de Tamaran e Lobo de Czárnia.  Existem também organizações intergalácticas independentes que agem de acordo com sua própria ideologia e propósito. As mais importantes são as Tropas dos Lanternas Verdes, Azuis, Vermelhos, Brancos e Negros, A Tropa Sinestro, As Safiras-Estrela, A tribo Índigo, e o Agente Laranja, além dos Ômega Men e da L.E.G.I.Ã.O. .

5.    Seres Cósmicos e Seres Místicos


Os Novos Deuses, Shazam, Os Perpétuos, Os Monitores, Sr. Destino e a Liga da Justiça Sombria são exemplos da interação do mundo para além da Força da Aceleração com o mundo material. 

No universo DC as Entidades Cósmicas estão quase sempre ligadas aos fenômenos místicos. É como se neste universo houvesse mais concretude nos seres místicos. Geralmente, fenômenos místicos encontram sua fonte em seres cósmicos. Fazem parte desta categoria de seres Os Novos Deuses (de Jack Kirby), Os Lordes do Caos e da Ordem (de Rapina e Columba e Sr. Destino), Os Perpétuos (de Sandman), o Mago da Pedra da Eternidade (de Shazam), Os Demônios (de Hellblazer, Demon Knights e Ravena) e os Monitores (de Crise nas Infinitas Terras, Crise Final e Multiversity). Existem também pessoas que se dedicam ao estudo e manipulação das energias e da realidade desses seres, como John Costantine e Dr. Oculto. Algumas delas são chamadas de Homo Magi, em vez de Homo Sapiens, por que pertencem à uma subespécie diferente da nossa que possui uma habilidade natural para o uso de magia. Dentre essas pessoas estão Zatanna e Traci Treze.

Além disso vale mencionar que na Terra da DC existem muitas cidades nos EUA que não existem na nossa tais como Gotham City, Metrópolis, Central City e Coast City.

Ah! E não posso esquecer de mencionar que o conceito de Multiverso é muito importante para a DC e que, segundo seu mapa oficial, não existe apenas uma, mas cinquentas e duas terras (e consequentemente universos) vibrando no mesmo espaço. Esses universos estão contidos num espaço chamado de A Sangria, que é separada da realidade dos deuses (por que deles só há um de cada para todo o Multiverso) por uma parede de luz em movimento chamada de Força de Aceleração ou Velocidade da Luz. É a essa parede da realidade que o Flash e outros velocistas estão ligados e de onde retiram sua própria super-velocidade.
O Mapa oficial do Multiverso DC

Puxa vida, depois de descrever esse universo mitopéico tão rico criado nas Histórias em Quadrinhos, fico ansioso para vê-lo bem retratado nas telas de cinema  com toda  tecnologia que temos hoje em dia! Contudo, se não conseguirem captar todas a sua magnitude com as câmeras, fico feliz em saber que sempre posso visitá-lo nos melhores gibis e animações da DC!






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário