quarta-feira, 5 de abril de 2017

GO NINJA, GO NINJA, GO!!! Relembrando as Tartarugas Ninja



Durante a década de 90, quando eu era apenas um adolescente e ia pra escola à tarde, podia ficar em casa assistindo meus desenhos favoritos como Caverna do Dragão, Thundercats, He-man entre outros, quando me foi apresentado um quarteto muito legal. Não eram os Trabalhões nem o Quarteto Fantástico, estou falando de Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatelo , Os Tartarugas Ninjas Mutantes Adolescentes ou os Tartarugas Mutantes Adolescentes Mutantes (eu nunca lembro), mas para os íntimos As Tartarugas Ninjas.


Tinham como mestre um rato mutante chamado Mestre Splinter, que ensina a arte ninja (ninjutsu) para as tartarugas para lutarem contra o clã do “Pé”, grupo de ninjas renegados liderado pelo Destruidor, mestre ninja que usava uma armadura de metal com vários espinhos, e nunca mostrava o rosto. O Destruidor faz uma aliança com o alienígena Krang (parecia um chiclete de morango mastigado entro de um boneco), e os assistentes mutantes Rocksteady e Bebop (um Rinoceronte e um Javali mutante).


Os vilões da Animação das Tartarugas na arte de rosshughes.deviantart.com 


Achou muito confuso? Pois é, esse era o desenho, que de episódio em episódio mostrava os planos malucos de Krang e do Destruidor tentando conquistar o mundo, tendo sempre seus planos frustrados pelas Tartarugas Ninjas. Nesse desenho maluco não eram só as tramas que chamavam a atenção, mas dublagem também! Ela está entre as melhores já feitas, pelo fato de ser bem adaptada. Você via os personagens fazerem citações do dia-dia e havia versões das frases originais como “Santa-Tartaruga!”,que originalmente era Cowabunga.

TMNT volume 1 em quadrimhos

Depois deste encontro pela TV, redescobri este quarteto mutante numa revista publicada em 1990, onde a ilustração e roteiro eram de Kevin Eastman e Peter Alan Laird, criadores desta turma. Nesta edição em preto e branco, a primeira história mostra a criação destes seres, que surgiram por um acidente no qual um produto químico cai nos esgotos de Nova York e atinge quatro tartarugas que foram acolhidas pelo rato de estimação de um mestre ninja morto pelo Destruidor. Splinter (o rato) e as tartarugas entram em contato com o químico que lhes dá aparência humanoide. Splinter treina as tartarugas na arte ninja e com o passar do tempo, cada tartaruga começa a mostrar sua personalidade e habilidade em uma arma.
Meu Quarteto Fantástico


A mitologia das Tartarugas Ninja nos apresenta Leonardo, que  é o mais sério do grupo, assumiu a liderança e tem uma incrível habilidade com katanas. Rafael é o mais esquentado, quer resolver tudo na pancada, suas armas são as adagas sai. Donatelo é o gênio do grupo, criando dispositivos e veículos para eles como os comunicadores, o furgão e até um dirigível. Ele domina o bastão. Michelangelo é o comediante da turma vive fazendo piada de tudo, viciado em pizza (todos os tartarugas amam pizza, mas Michelangelo e o que mais come!) e suas armas são os nunchakus.

Michalangelo e April O'Neil na primeira versão animada das Tartarugas.

Na história mais contada em todas as versões, uma organização criminosa começa a dominar as ruas de Nova York. Este é o “Clã do Pé”. Algumas ações deste clã são frustradas por um grupo misterioso, e uma repórter do Canal 6, April O'Neil, tenta mostrar para o mundo as ações criminosas do Clã, e descobrir quem é o grupo que luta contra esta organização. Ela descobre o Clã, que por sua vez tentam matá-la, em sua fuga ela é resgatada pelas tartarugas, ela descobre a origens de seus salvadores e à partir deste momento ela passa a ajudar dando informações para ajudá-los no combate contra o clã. O clímax é a luta final entre as Tartarugas contra O Destruidor, e seus ninjas. Muito sangue e muitos mortos depois, as tartarugas vencem e passam a defender a cidade contra todo e qualquer perigo.

As Tartarugas geraram outras mídias com jogos como Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game. Este clássico dos arcades, me lembra de horas e fichas perdidas para passar as fases, matando os chefões de fase! Também houve filmes em live-action, como As Tartarugas Ninjas de 1990 e As Tartarugas Ninjas 2: O Segredo de Ooze de 1991. Este último é o melhor da série, pois tem as melhores cenas de humor, lutas e a trilha sonora de Vanilla Ice (este eu recomendo!). Teve um outro filme em 1993, mas este é melhor esquecer!

As Tartarugas e os Power Rangers juntos!!!

Houve outras aparições na mídia como a série das Tartarugas dos  mesmos produtores de Power Rangers. Aliás, tem um episódio nesta série onde os Rangers encontram as Tartarugas (é sério!). Também houve outras séries animadas, a atual é produzida pela Nickelodeon, é muita boa e tenta resgatar o senso de humor e aventura que havia na primeira série animada.

Os filmes atuais de 2014 e 2016 também tem este ar de humor e aventura, grandes vilões como O Destruidor, Krang, Rocksteady e Bebop, estão novamente na bagunça agora com produção de Michael Bay (muita câmera lenta e muitas explosões), e uma April O'Neil interpretada pela Mega Fox! ... putz... isso eu não quero, e nem vou comentar.



As Tartarugas revolucionaram a mídia mundial e minha vida de diversas formas, sendo a principal delas a verdadeira forma de como se deve comer a pizza: com a mão, sem garfo e nem faca! (#ironia) Elas estão imortalizadas nas lembranças de velhos (como eu) e são conhecidas pela nova geração que, se ainda não conheceu, deve conhecer. Alguns podem não gostar, achando que é apenas uma sátira das revistas de heróis, mas realmente é muito mais que isso. Quatro tartarugas mutantes adolescentes ninjas, com um mestre-ninja rato mutante, combatendo outros mutantes, ninjas e seres extra-dimensionais! É tudo uma sátira mesmo, mas de tão bem feita, ultrapassou os limites da paródia e se tornou uma mitopéia própria, épica e única! VIVA AS TARTARUGAS!!! COWABUNGA!!!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário