quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Power Rangers (da Era Zordon) para leigos (ou esquecidos)



         Saiu o trailer do filme de Power Rangers e os descrentes começam a ter fé de que algo bom sairá dali. O filme de 2017 adaptará a primeira temporada da série de tv Mighty Morphin Power Rangers e usará como fonte de inspiração todas as vinte e quatro temporadas produzidas até hoje. Contudo, essas vinte e quatro temporadas estão divididas em três grandes Eras:

        Primeira Era Saban de Mighty Morphin Power Rangers até Power Rangers Força Animal, quando os direitos estavam com o criador da versão americana, Haim Saban 

As temporadas da Primeira Era Saban

         Era Disney de Power Rangers Tempestade Ninja até Power Rangers RPM (além de uma estranha remasterização de Mighty Morphin), quando a Disney comprou os direitos sobre a série e passou a produzir a temporadas.
As Temporadas da Era Disney


          E a Segunda Era Saban de Power Rangers Samurai até hoje, quando a empresa de Haim Saban, a Saban Brands comprou de volta os direitos sobre a franquia.

As Temporadas da Segunda Era Saban até agora


          A primeira Era Saban pode ser subdividida em duas: Era Zordon e Era pós-Zordon. E parece que é na Era Zordon que os primeiros filmes vão focar, já que esse filme que estréia agora apresenta os primeiros Power Rangers dessa era, seu mentor e seu assistente, e alguns de seus arqui-rivais.


          A história dos Power Rangers da Era Zordon, segundo a série de tv, começa há muito tempo quando um ser extradimensional conhecido como Zordon lutou com uma feiticeira intergaláctica maligna chamada Rita Repulsa. Os dois acabaram presos, ela num recipiente na lua e ele numa outra dimensão. Dez mil anos mais tarde, Rita e seus asseclas foram acidentalmente libertados por astronautas e voltaram a atacar a Terra para conquistá-la. Desesperado para detê-la, mas ainda aprisionado em outra dimensão, Zordon contacta seu assistente robótico, Alpha 5, em seu Centro de Comando na Terra e ordena-lhe que teletransporte cinco “adolescentes com garra” para se tornarem os guardiões do planeta, Os Power Rangers! Alpha então teletransporta da cidade de Alameda dos Anjos o atlético carateca Jason Lee Scott, a zen Trini Kwan, a patricinha Kimberly Ann Hart, o hip-hopeiro Zack Taylor e o nerd William (Billy) Cranston e lhes dá poderes através das moedas do poder. 
Da esquerda para a direita: Billy, Trini, Tommy, Jason, Kimberly e Zack, os Power Rangers originais.

                Eles ganham também armas super-poderosas e robôs gigantes chamados Zords para pilotar em sua batalhas contra os enormes monstros que Rita envia. Quando a batalha fica complicada, os Rangers unem seus robôs individuais e formam o Megazord.

Os Zords separados...


... e juntos formando o MEGAzord!!
          
          Rita não está sozinha em sua empreitada de conquista ao nosso belo planeta azul. Ela tem a seu lado os guerreiros Goldar e Scorpina, o mago-cientista Finster os monstros Baboo e Squat e um exército de Bonecos de Massa e monstros criados por Finster e aumentados pelo cajado de Rita.

Da esquerda para a direita: Goldar, Finster, Scorpina, Rita Repulsa, Squat e Baboo.
          Na mais memorável de suas tentativas de derrotar os Power Rangers, Rita  transforma Tommy Oliver, um crush de Kimberly Hart, em um Ranger Verde Maligno que controla seu próprio robô gigante, o Dragonzord, com uma flauta em formato de adaga. Depois de várias batalhas contra o Ranger Verde, Kimberly e os outros Rangers conseguem convertê-lo e libertá-lo do feitiço. Tommy mantém seus poderes por um bom tempo e passa a lutar contra Rita e seus asseclas.

Tommy como Ranger Verde e seu Dragonzord em uma fanart

       Numa última tentativa, Rita cria um Zord para Goldar, mas ele é derrotado vergonhosamente pelos Rangers.
Cyclops, o zord de Goldar

         É então que surge o terrível Lord Zedd. Imperador do Mal e chefe de Rita Repulsa. Ele está cansado dos fracassos de sua subordinada neste setor da galáxia e decide bani-la e assumir seu posto, fazendo o trabalho ele mesmo. Zedd aprisiona Rita no mesmo recipiente do qual fora libertada no primeiro episódio e a lança no espaço. Em seguida, restitui a Goldar suas asas perdidas e ataca Alameda os Anjos com um novo monstro destruindo todos os Zords dos Power Rangers. 


            Zordon então reforma os Zords transformando-os nos Thunderzords, que destroem o monstro. Zedd então decide atacar Tommy especificamente e arranca-lhe os poderes de Ranger Verde.

O Thundermegazord
             Para que Tommy possa continuar a combater a nova e poderosa ameaça, Zordon e Alpha lhe dão o poder do Ranger Branco, transformando-o no líder da equipe.


          Os Power Rangers então conhecem novos amigos na escola: Rocky DeSantos, Aisha Campbell e Adam Park que acabam descobrindo a identidade-secreta deles. Quando Jason, Zack e Trini tem que sair da equipe para se mudar para a Suíça (olha que chique!) Rocky, Aisha e Adam se tornam seus substitutos, os Novos Power Rangers vermelho, amarelo e preto respectivamente.

Adam, Aisha e Rocky
           Rita é encontrada e libertada novamente na terra pelos adolescentes Bulk e Skull, os alívios cômicos da série e planeja retomar ao poder. Com a ajuda de Finster ela se aproveita que Lord Zedd está em sua câmara de renovação e lhe dá uma poção do amor. Finster também ajuda Rita a rejuvenescer anos e quando Zedd acorda, ele se apaixona loucamente por ela. Os dois se casam, desfilam em seu próprio zord, o Serpentera, em sua Lua de Mel, e passam a atuar juntos em sua tentativa de dominar a Terra, mas Zedd não é mais o mesmo. Agora, apaixonado por Rita, ele está mais abobado e suscetível às vontades de sua esposa histérica.

Foto do casamento de Rita Repulsa e Lord Zedd

            Um pouco atrasado para o casamento de Rita, surge seu irmão mais novo Rito Revolto que lhes traz um presente: Um novo exército composto pelos guerreiros Tenga, monstros que parecem a mistura de gorilas com corvos, muito mais poderosos que os bonecos de massa. Rito destrói os Thunderzords e os Rangers precisam buscar novos poderes no Deserto do Desespero. Lá eles encontram Ninjor que lhes concede poderes Ninja e os Ninjazords.

Rito Revolto, o desastrado porém perigoso irmão de Rita Repulsa

               Nesta época Kimberly sai da equipe e é substituída por Kat Hillard, que a princípio surge como vilã, também controlada por Rita, como Tommy fora inicialmente, mas que eles libertam e se torna sua aliada.
Kat Hillard, a segunda Ranger Rosa, substituta de Kimberly


                Surge então a maior ameaça que os Rangers já enfrentaram até então: O pai de Rita Repulsa, Mestre Vile, o Don Ritão. Ele procura pelo Cristal Zeo, uma relíquia que ele quer usar para destruir a Terra e roubar os poderes dos Power Ranger para usar para seus propósitos malignos. 

O pai de Rita Repulsa aparece para tocar o Terror!
               Após serem revertidos à forma de crianças e substituídos por um tempo pelos Alien Rangers de Aquitar, os Rangers conseguem obter o Cristal Zeo e Don Ritão é derrotado e forçado a retornar para M51, sua Galáxia de origem.

Os Alien Rangers que substituíram os Power Ranges por alguns episódios. 
           Aisha é substituída por Tanya Sloan como Ranger Zeo Amarela. Sim, a partir daqui eles não são mais Mighty Morphin Power Rangers, mas devido ao poder do cristal obtido se tornam Power Rangers Zeo.
Os Power Rangers Zeo sem seus capacetes da esquerda para a direita: Adam, Tanya, Kat, Rocky, Tommy e Jason
Como Zeo Rangers, eles enfrentam uma nova ameaça que aterrissa na lua e expulsa a turma de Rita e Zedd: O Império das Máquinas, comandado pelo Rei Mondo e sua esposa a rainha Machina. Além deles fazem parte da corte imperial o Príncipe Sprocket, Príncipe Gasket e Archerina e Klank e Orbis.
Os principais membros do Império Máquina: Orbis, Klank, Rainha Machina, Rei Mondo e Príncipe Sprocket
        Os Rangers também passam por grandes modificações: As cores são alteradas. Tommy passa a ser o Vermelho, Rocky é o azul, Adam é o verde, Tanya a amarela e Kat continua sendo a Rosa. Billy fica sem poderes, mas continua auxiliando Alpha e Zordon dentro da nova base dos Rangers, a Câmara do Poder.
Esta também é a época em que Jason retorna à equipe como Ranger Dourado, recebendo o poder de Trey de Triforia.
Algum tempo depois, Billy finalmente deixa a equipe para ir morar em Aquitar.

Por fim, o Império das Máquinas é derrotado, mas surge uma nova ameaça: Divatox e sua tripulação de Piratas espaciais composta por Elgar, Rygog e Porto.

Os vilões Turbo: Porto, Rygog (acima), Elgar (abaixo) e Divatox


            Zordon dá uma turbinada nos poderes dos Rangers e eles se tornam os Power Rangers Turbo. Nesta temporada, os rangers se formam no ensino médio e Zordon e Alpha 5 vão embora para o planeta de origem de Zordon, Eltar, e são substituídos por Dmitria e Alpha 6 no controle da Câmara do Poder.
Dimitria (ao centro), Alpha 6 (à esquerda) e Adam (à direita)
Algum tempo depois, Dimitria decide que é hora dos Rangers veteranos seguirem suas vidas e que ela deve escolher substitutos para eles. Assim TJ se torna o novo Turbo vermelho, Carlos o Turbo verde, Ashley a Turbo amarela e Cassie a Turbo rosa, além de Justin, o Turbo azul que substituíra Rocky no início da temporada.

A geração Turbo que substituiu os veteranos: Cassie Chan, Carlos Vallerte, Alpha 6, Theodore Jay Jarvis Johnson (TJ), Ashley Hammond e Justin Stewart

Ao fim da temporada, Divatox destrói a base dos Rangers e recebe a notícia de que aliados seus sob a liderança de um certo Espectro Negro tomaram Eltar e capturaram Zordon e que ela e sua tripulação devem se dirigir ao planeta Cimeriano para uma reunião.  TJ, Carlos, Ashley e Cassie então invadem a base da Nasada (uma espécie de NASA do universo de Power Rangers) e roubam uma nave espacial. É o início da última temporada da Era Zordon: Power Rangers no Espaço.

A tripulação da Astro-Meganave: Carlos, Cassie, Andros, Ashley e TJ
          Neste ponto da história descobrimos que todos os vilões da série até aqui (ou seja Rita & Zedd, Mestre Vile, Império das Máquinas e Divatox) estão lutando sob a égide de um mesmo líder: O Espectro Negro. E ele tem uma vilã preferida que surge apenas nesse ponto da série: Astronema.


         Os Rangers estão sem poderes e recebem ajuda de um Ranger vermelho do planeta KO35 chamado Andros que lhes confere novos poderes. TJ passa a ser o Ranger Azul e Carlos o Preto, enquanto Ashley e Cassie mantém suas cores amarela e rosa respectivamente. Andros se torna seu novo líder. Eles tem como base a Astro-Meganave de Andros e sua computadora de bordo D.E.C.A, além do auxílio do sempre fiel Alpha 6.

Os Power Rangers do Espaço
             No decorrer da temporada, eles libertam o sexto Ranger, o prateado Zhane e Andros descobre que Astronema é sua irmã descaparecida Karone que vem sofrendo lavagens cerebrais nas mãos do Espectro Negro desde a infância.
Os principais vilões do espaço: Espectro Negro (canto superior esquerdo), Astronema (centrosuperior ), Ecliptor (canto superior direito), Darkonda (canto inferior esquerdo), Quantrons (centro inferior), Psycho Rangers (canto inferior direito)

          A Aliança Maligna dos vilões domina vários planetas num ataque coordenado e tudo parece perdido até que Andros encontra Zordon aprisionado. Zordon diz a Andros que é impossível salvar a galáxia a essa altura a menos que ele faça o sacrifício supremo. Zordon ordena Andros que destrua o tubo de contenção no qual ele está, pois isso gerará uma onda de energia benigna que se espalhará pela galáxia destruindo tudo o que é genuinamente mal e convertendo ao bem tudo o que foi transformado em mal. Hesitante, Andros cumpre a ordem de seu mentor, salvando a galáxia, mas causando a morte de Zordon.


         Este é o fim da Era Zordon. E quais elementos dessa Era você acha que ficariam legais se fossem adaptados para o cinema? Eu tenho minha lista, mas isso é assunto para outro post!

P.S.: E se você ainda não viu, aqui está o  segundo trailer do filme de 2017:




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Tudo q eu falar sobre seu trabalho será pouco e não expressará o quanto ele é bom....parabéns pelo belo...perfeito...maravilhoso trabalho.acompanhei boa parte da era zordon...mas confesso q não vida boa parte do q vc mostrou aqui....ONG por me ajudar a entender esses furos ....grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em poder proporcionar isso a você, Joaquim! Muito obrigado pelo seu comentário!

      Excluir