segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A Origem do Esqueleto



Esqueleto na arte de Dave Rapoza
             Se você já assistiu He-man, seja no desenho ou no filme, ou já leu alguma HQ de sua mitopéia conhece seu arqui-rival, O Esqueleto! Ele é com certeza a maior ameaça à Etérnia até a chegada da Horda (na saga Eternity War). Sua meta é descobrir o segredo do Castelo de Greyskull, apossar-se do poder escondido nele e se tornar o Mestre do Universo, o que o coloca em conflito direto com He-man!

Mas de onde ele vem? Ele nasceu com a cara de caveira amarela ou ficou assim? Nasceu mal ou ficou assim? Se ficou, o que o tornou um vilão?

O personagem foi inicialmente apresentado simplesmente como um demônio maligno de outra dimensão e tratado como se suas origens não fossem tão importantes quanto seus motivos.

Os bonecos originais da linha do He-man, lá da década de 1980, traziam consigo um mini-quadrinho com a origem do personagem que você comprava. Muitas coisas eram diferentes nessas histórias quando comparadas às que nos foram posteriormente apresentadas nas séries animadas. Por exemplo, não existe um reinado em Etérnia, muito menos uma corte. Não há Rei Randor, Rainha Marlena ou Príncipe Adam. Em vez disso, He-man é representado como o poderoso campeão de uma tribo da idade da pedra. Esqueleto, por sua vez, é mostrado como um ser oriundo de outra dimensão povoada por seres de sua espécie. Durante as Grandes Guerras (daquele mundo, não do nosso, obviamente) um buraco foi aberto na parede dimensional e Esqueleto foi jogado na dimensão de Etérnia. Diferente de suas versões posteriores, a motivação principal do vilão neste versão é reabrir o portal para que os habitantes de seu mundo possam atravessá-lo e dominar Etérnia.
Esqueleto no gibi original que vinha junto com o boneco

Na primeira série animada, a Feiticeira do Castelo de Greyskull dá mais pistas a respeito da origem do Senhor da Montanha da Serpente: Ele é um demônio vindo de uma outra dimensão chamada Infinita. Quando Hordak foi apresentado em “O Segredo da Espada Mágica” aprendemos que Esqueleto foi seu aluno de magia negra e começamos a ter um melhor vislumbre de seu passado. Esqueleto foi o braço direito de Hordak, comandante do Império da Horda que governa o planeta-irmão de Etérnia, Ethéria, onde se passam as aventuras da She-Ra. Quando o príncipe Adam (He-man) e sua irmã gêmea Adora (She-Ra) eram bebês, a Horda invadiu Etérnia e estava dominando o planeta, mas foi derrotada e teve que bater em retirada graças à traição do Esqueleto. Capturado por Mentor, ele contou como entrar na base secreta de Hordak. Quando a Horda retirou-se de Etérnia, Esqueleto estabeleceu-se na Montanha da Serpente com o objetivo de tomar o Castelo de Grayskull e o poder em Etérnia.


 Logo depois do cancelamento da série animada, uma série em quadrinhos foi lançada pela Mattel e uma história em particular intitulada “A Busca por Keldor” (The Search for Keldor, no original) traz pistas interessantes aparentemente relacionadas à origem do personagem.  A história de HQ é a seguinte:

Uma vez por ano, o véu entre as diferentes dimensões fica tênue pelo período de uma hora. Isso torna possível ao Rei Randor procurar mais uma vez por seu irmão perdido há muito tempo, Keldor. A Feiticeira (que desde que as Três Torres apareceram em Etérnia pode sair do Castelo de Grayskull em sua forma humana)  tenta abrir um portal dimensional  que mostrará o que aconteceu com Keldor, enquanto Adam e Clamp Champ patrulham a área. Esqueleto quer interromper a busca e envia seus capangas. Adam se transforma em He-Man e luta contra os enviados de Esqueleto. Quando Randor está prestes a ver algo no portal aberto pela Feiticeira, Esqueleto aparece em pessoa e luta com Randor até He-man chegar e derrotar o feiticeiro completamente que se vê obrigado a fugir. Contudo, a uma hora passou e Randor terá que esperar por pelo menos mais um ano para ter uma nova oportunidade de procurar por seu irmão perdido.

Esqueleto no traço de Bruce Timm na HQ The Search for Keldor 
Quando Randor conta sobre o desaparecimento de Keldor ele diz: “Ele queria dominar a magia. Quando seus experimentos deram errado ele se perdeu numa dimensão além do tempo”. Ora, um dos poucos elementos consistentes da história de origem do Esqueleto nas várias continuidades é que ele é oriundo de uma outra dimensão!!!

Steven Grant, o escritor do mini-quadrinho em questão declarou em uma entrevista no he-man.org que “Até onde lembro, Keldor era o Esqueleto... mas, eu não acho que isso seria revelado algum dia... Acho que eu me lembro que isso foi uma daquelas coisas que a Mattel inventou do nada... Mencione Keldor e termine com o Esqueleto... A história de origem dele não tinha sido muito trabalhada. Algum tipo de energia cósmica maligna tinha alterado ele. Acho que ia numa direção meio Darth Vader, mas era um complemento... A ideia principal era que se descobrissem que Esqueleto era Keldor, eles conseguiriam descobrir o que o transformou naquilo e encontrar um jeito de reverter isso.”

Já na série animada de 2002 a história é clara: O nome verdadeiro do Esqueleto é Keldor! A cena em que seu rosto é desfigurado e transformado numa caveira amarela é mostrada no episódio “O Princípio” da seguinte maneira:




Keldor e suas forças invadem o Salão do Grande Conselho e ele luta contra o Capitão da guarda, Randor, pessoalmente, sendo desarmado por ele. Encurralado, ele joga ácido sobre o capitão que ao se defender faz com que o químico caia sobre o rosto do invasor deixando-o deformado. Ele então pede ajuda à Hordak que o sala da morte e o transforma no Esqueleto que conhecemos.


 Nesta história, porém, falta um pedaço importante: Keldor não parece ser irmão de Randor, porque antes de ficar deformado ele já tem a pele azul característica do personagem! O raciocínio é o seguinte: Se Keldor tem naturalmente a pele azul, ele não pode ser irmão de Randor que é um ser humano de pele branca!

Keldor, antes de se tornar o Esqueleto

A origem definitiva vem, então, dos quadrinhos da DC Comics de 2012. Keldor é filho do Rei Miro e herdeiro legítimo do trono de Etérnia, mas seu pai decide fazer de seu irmão, Randor , o rei em vez dele por uma razão que é bem simples na visão de Miro: Keldor é mestiço! Sua mãe é da raça dos Gar , um povo de pele azul composto de filósofos e artesãos da terra de Anwat-Gar. Mil anos atrás eles foram aliados do lendário Rei Grayskull na época em que ele derrotou Hordak e a Horda e o baniu para Despondos. No entanto, depois das celebrações da vitória, eles lideraram um golpe de estado que levou Grayskull à morte e foi profetizado que sua descendência traria a destruição.

Por conta disso, Miro sempre desprezou Keldor, desacreditando qualquer boa ação que viesse dele, mesmo quando Randor testemunhava a seu favor. Amargurado, o príncipe mestiço voltou-se para as artes da magia negra e um dia, mortalmente ferido por seus experimentos, começou a decompor-se. Para impedir sua total destruição, apunhalou seu irmão e usou seu sangue para invocar Hordak. O Comandante da Horda por sua vez, transformou Keldor numa espécie de lich, mesclando-o com o ser extra-dimensional Demo-man de Despondos, nomeando-o Esqueleto!

Daí para frente, nós sabemos que ele se uniu a Hordak em Ethéria, traiu-o, retornando à Etérnia e se tornando o Senhor da Montanha da Serpente em busca do poder supremo guardado no Castelo de Grayskull!





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário