sábado, 12 de novembro de 2016

O que é Mitopéia – Parte 2: INFINITAS TERRAS




“Todo mundo tem um mundo secreto dentro de si. 
Todas as pessoas do Mundo, quero dizer todo mundo. 
Não importa quão desinteressante e entediante as pessoas sejam por fora, por dentro elas tem mundos inimagináveis, magníficos, maravilhosos, estúpidos e incríveis! Não apenas um, mas centenas de mundos. Milhares Talvez”.

Neil Gaiman

As "obras proféticas" de William Blake (por exemplo, Vala or The Four Zoas) contêm uma rica panóplia de deuses originais, como Urizen, Orc, Los, Albion, Rintrah, Ahania e Enitharmon. Blake foi uma influência importante nos escritos Thelêmicos de Aleister Crowley, cujo deslumbrante panteão de divindades inventadas e figuras radicalmente re-moldadas da mitologia egípcia e do Livro do Apocalipse constituem sua própria mitologia inventada. O Mythos de Cthulhu de H. P. Lovecraft foi igualmente ocupado por numerosos colaboradores e admiradores.

As tentativas atuais de produzir uma nova mitologia através de meios colaborativos incluem o movimento conhecido como Classicismo Novo ou Metamoderno. De acordo com o seu site (www.reconstructionistart.com), o classicismo metamoderno procura criar "um vasto e colaborativo projeto cultural, unindo pintores, poetas, músicos, arquitetos e todos os artistas em um único empreendimento mitopoético. Nossa meta não é senão uma tradição mitológica viva: interativa, dinâmica, evolutiva e relevante”.

Histórias de George MacDonald e H. Rider Haggard estão nesta categoria. C. S. Lewis elogiou ambos por seus dons "mitopéicos".

A Terra Devastada (The Waste Land, no original)  de T. S. Eliot (1922) foi uma tentativa deliberada de modelar uma mitologia do século 20 baseando-se nos temas de nascimento e renascimento.

Os temas repetidos das obras de ficção de Jorge Luis Borges (espelhos, labirintos, tigres, etc.) estimulantemente insinuam um mythos mais profundo subjacente que ainda furtivamente se  priva de de qualquer apresentação explícita dele.


As obras pulp de Edgar Rice Burroughs (de 1912) e Robert E. Howard (de 1924) contêm mundos imaginários vastos o suficiente para serem universos em si mesmos, assim como a ficção científica de E.E. "Doc" Smith, Frank Herbert, e Michael Moorcock uma ou duas gerações mais tarde.

Fritz Leiber (da década de 1930) também criou um vasto mundo, semelhante ao de Robert E. Howard; Vasto o suficiente para ser um universo, e de fato era um multiverso ficcional. Afirma-se que os dois protagonistas principais, Fafhrd e Grey Mouser "viajaram por universos e terras" e acabaram por dizer que terminaram de volta na cidade fictícia de Lankhmar.

Star Maker (1937) de Olaf Stapledon é uma tentativa rara de criar um mythos de ficção científica coeso.

Da década de 1960 até a década de 1990, Roger Zelazny autor de muitos romances mitopoéticos, como O Senhor da Luz (Lord of Light, no original). As Crônicas de Ambar de Zelazny são uma série de dez volumes particularmente notáveis por seus temas míticos e metafísicos. Zelazny citou a série World of Tiers de Philip José Farmer como uma influência.

         Greg Stafford criou a mitologia globalizada de Glorantha (de 1975), que formou a base para jogos de RPG  (Runequest e Heroquest), embora seu alcance literário exceda muito seu gênero.

Os romances e os contos de Stephen King formam um mythos intrincado e altamente desenvolvido, influenciado em parte pelo universo Lovecraftiano, com personagens tais como o demoníaco Rei Rubro e Randall Flag que aparecem em diversas obras dele  (e que de outra maneira não estariam relacionadas), assim como uma força sobrenatural conhecida somente como "O Branco". A série A Torre Negra serve como um suporte para este mythos, conectando-se com praticamente todas as várias histórias de King de uma forma ou de outra.

A série de livros de Harry Potter, de J. K. Rowling, bem como a série de filmes adaptados de seu trabalho, existem dentro de um universo mitopoético que Rowling criou combinando várias mitologias com sua própria fantasia original.

As Crônicas do Acampamento Meio-Sangue de Rick Riordan, que incluem três séries de cinco livros cada, Percy Jackson & os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apolo, assim como suas adaptações para o cinema, existem dentro de uma recriação mitopéica das antigas mitologias grega e romana e relatam as vidas de semi-deuses greco-romanos modernos nascidos nos EUA e suas interações com os deuses.

Suas outras obras mitopoéticas, As Crônicas dos Kane e Magnus Chase e os Deuses de Asgard também são semelhantes, exceto pelo fato de que giram em torno das mitologias egípcia e nórdica. Os trabalhos de Riordan mesclam elementos da vida cotidiana de adolescentes como o tema do amadurecimento, TDAH, amor e angústia adolescente com interpretações modernas de mitologias egípcias e greco-romanas e sua própria fantasia.

Os romances de Neil Gaiman, especialmente Lugar Nenhum (Neverwhere, no original), Deuses Americanos (American Gods, no original) e Os Filhos de Anansi (Anansi Boys, no original) funcionam da mesma forma.


Fim da Parte 2
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