quinta-feira, 24 de novembro de 2016

10 Vilões que eu gostaria de ver enfrentando o Superman nos filmes

10-Lobo

           O Maioral, O Último Czarniano, Lobo, o maior mercenário da galáxia que começou sua carreira exterminando sua própria raça e adquiriu a imortalidade depois e ser expulso do inferno e do céu. Lobo já enfrentou o Superman diversas vezes, algumas sendo pago e outras por pura pachorra. Um filme de Lobo contra o Superman seria interessante porque o Maioral é uma ameaça incontrolável, focada, sarcática e extremamente violenta. Superman seria testado moralmente e Lobo usaria a preocupação do kriptoniano com a vida dos seres humanos para capturá-lo e levá-lo a seus contratantes. No fim, os dois teriam que trabalhar juntos para escapar de seus captores. Para ter uma ideia do potencial que esse personagem tem para  um confronto cinematográfico com o Homem de Aço, assista os episódios 9 e 10 chamados "O Homem Invencível"(The Main Man) da série animada do Superman. Outras histórias divertidas em que os dois se enfrentaram são Super-Homem 100 da Abril Jovem e Superboy 3, série 1, também da Abril Jovem. 

9-Máxima

          A Rainha de Almerac é a mais interessante de todas as antagonistas femininas do Superman. Soberana de um planeta inteiro, Máxima é obcecada em ter um herdeiro com o Superman, da mesma forma que Ras Al Ghul insistia para que Batman engravidasse sua filha, Tália. Mas diferente de Batman, Kal-El nunca concretizou o sonho de sua perseguidora. Ela seria uma vilã interessante para um filme por que, além de ter o exército de Almerac a seu lado para intimidar o Homem de Aço, bateria de frente com a primeira e melhor coadjuvante das histórias do Kriptoniano: Seu Amor, Lois Lane. Para histórias interessantes da personagem, ela apareceu na série Smallville (Ep 4 da 8 temporada, chamado Instinto) e no episódio 37 chamado A Rainha Guerreira, do desenho animado de Paul Dini & Bruce Timm. Nos quadrinhos, Máxima realizou seu sonho numa realidade alternativa em Armageddom 2001, número 8, invadiu a Terra ao lado de Brainiac em Pânico nos Céus (Super-Homem Anual 1, Abril Jovem) e se sacrificou lutando ao lado de Mongal (a filha de Mongul) e Grayven (um dos filhos de Darkseid) contra Imperiex em Nossos Mundos em Guerra. Ela também foi membro da Liga da Justiça e lutou contra o Apocalypse na emblemática história A Morte do Super-Homem

8-Mongul

              Oriundo do planeta Debstam IV, esse gigante amarelo (que já foi um problema para o Lanterna Verde Hal Jordan por causa da sua cor de pele) se tornou o soberano do Mundo Bélico, um planeta onde seres de vários mundos vão para assistir lutas mortais de gladiadores promovidas por Mongul. Ele foi um problema para o Superman dos quadrinhos durante a saga Exilado, quando Clark Kent se exila no espaço por causa do remorso que sentia por ter a matado três fugitivos da Zona Fantasma no final da fase de John Byrne nas HQs. Kal-El caiu no mundo Bélico e foi forçado a lutar na arena de Mongul por sua vida ele mesmo. Isso daria um filme muito original do Superman. Outro momento memorável do monstro amarelo foi na classissíma história de Alan Moore e Dave Gibbons " Para o homem que tem tudo", na qual Mongul, com o uso de uma planta alienígena chamada Clemência Negra,  aprisiona o Homem de Aço em um sonho no qual ele vive numa Krypton perfeita que nunca foi destruída. Ainda nos quadrinhos, Mongul ajudou o Superman-Ciborgue  a destruir Coast City, a cidade de Hal Jordan, e se recusou a vender sua alma ao demônio Neron, por quem foi morto. Teve dois filhos que o sucederam em seus atos de vilania: Mongul II e Mongal. Ele também apareceu algumas vezes no Universos Animado da DC na série da Liga da Justiça (episódios 10, 11 da primeira temporada de Liga da Justiça chamado "Mundo Bélico" e no episódio 2 de Liga da Justiça Sem Limites chamado justamente " Para o Homem que tem tudo"). 

7-Parasita

         Rudy Jones é o nome do Parasita na maioria de suas versões. Na origem mais conhecida, ele é um faxineiro (às vezes da Lexcorp, outras dos Laboratórios STAR) que acaba mexendo nos produtos químicos ultrasecretos em busca de algo que lhe dê dinheiro e acaba transformado pela formula em um monstro rosado que precisa absorver energia de outros seres para sobreviver, e acaba matando-os no processo. O mais legal do Parasita é que ele é um vilão atormentado, motivado não por ganância, ou qualquer outro sentimento malévolo. Como Galactus, ele é impulsionado por sua fome. É uma necessidade. As cenas mais legais do Parasita são aquelas nas quais o vemos pedindo desculpas  por matar suas vítimas. Podemos dizer que Rudy Jones é um super-vampiro nível vilão do universo DC. Ele descobre que Superman é uma abundante fonte de energia, e que ao tocá-lo, Jones adquire seus poderes e se sente saciado  por muito tempo. Se Jones descobrisse a identidade secreta de Clark Kent num filme, poderíamos ter um thriller de perseguição pessoal muito interessante, tenso e divertido. Uma brincadeira de pega-pega, um gato e rato ensandecido no qual Kent teria que proteger seus familiares e amigos sem poder tocar em seu adversário. O Parasita também apareceu muitas vezes no Universo Animado, tanto na série do Superman quanto na da Liga da Justiça. Nos quadrinhos, suas aparições mais memoráveis não em Superman - Terra 1, volume 2, Superman-Origem Secreta e nos especiais dos vilões dos novos 52, no qual ele não é Rudy Jones, mas Joshua Michael Allen e é retratado de forma muito interessante. 

6-Metallo

              Eu amo as sagas O Retorno do Super-Homem e Super-Homem vs Apocalypse, A Revanche, mas toda vez que as leio me pergunto: Por que precisaram criar o Super-Ciborgue, quando eles já tinham Metallo? O vilão robótico perfeito do Superman teria que ser a mistura desses dois grandes vilões. A origem oficial de Metallo é que ele é John Corben, um homem (em alguma versões um repórter, em outras um militar e em outras um criminoso) que tem seu cérebro transplantado para um corpo feito de uma liga metálica indestrutível chamada Metallo e que tem como combustível uma pedra enorme de kryptonita no lugar do coração. Só isso já o transforma em uma ameaça física suficiente para o Superman. Se num filme ele fosse de fato um militar altamente treinado, Corben seria ainda mais perigoso e poderia servir à Amanda Waller numa tentativa conspiratória do governo de neutralizar o Homem de Aço. Contudo, se ainda acrescentassem a ele elementos do Super-Ciborgue, Metallo poderia enloquecer e tomar controle sobre a Internet e todos os computadores do planeta (como a Skynet de Exterminador do Futuro) e decidir dominar o mundo (motivação clássica dos super-vilões de respeito). Para detê-lo, o governo teria que se aliar a Kal El e possivelmente a Lex Luthor também. Nos quadrinhos, Metallo apareceu muitas vezes, mas nenhuma delas teve uma aparição muito memorável. Para conhecer melhor o personagem, recomendo a leitura de sua aparição na fase de John Byrne, no arco Nova Krypton, em Origens Secretas de Geoff Johns e Gary Frank e na fase de Grant Morisson em os Novos 52. Ele também apareceu no Nona Temporada da série de tv  Smallville e no Universo Animado da DC tanto na série do Superman quanto da Liga da Justiça. 

5-Homem-dos-Brinquedos

          Imagine que o Jigsaw de Jogos Mortais e a Arlequina do Batman tiveram um filho. Imaginou? Bom, esse filho é Winslow Percival Schott, o Homem dos Brinquedos. Se juntarmos as diversas versões do personagem tanto nos quadrinhos (nas fases de Mike Carlin, Jeph Loeb e na série Justiça de Jim Krueger, Doug Braithwaite e Alex Ross), quanto no universo animado e na série Smallville, teremos nele a figura de um pedófilo assassino com síndrome de peter pan e uma genialidade em engenharia do nível de Tony Stark. Um filme com Winslow como antagonista principal seria o mais próximo que poderíamos imaginar de Superman vs um super Coringa de Heath Ledger. Nos quadrinhos, o Homem dos Brinquedos assassinou o filho de Cat Grant em uma das cenas mais chocantes e traumáticas das histórias do Superman e foi um membro importante da já mencionada série Justiça. Ainda nos quadrinhos, Jeph Loeb criou uma outra versão do personagem chamada de Toyman 2, que era o menino oriental, Hiro Okamura, obcecado por robótica e jogos eletrôcnicos e que acabou debandando para o lado dos mocinhos e morto pelo Toyman original (que, acho que já deu para perceber, é sangue nos olhos mesmo, né?).  Nas séries animadas o Homem dos Brinquedos apareceu como filho de Wislow Schott e aparentemente tinha aquele doença que não permite o envelhecimento normal e deixa o adulto com cara de criança para sempre (como naquele filme A Órfã). Ele também apareceu nas últimas temporadas da série live action Smallville, mais parecido com a versão pós-crise dele das HQs. 

4-Bizarro

       Um personagem muitas vezes retratado como bobo, Bizarro é, na verdade, o Monstro de Frankenstein do universo do Homem de Aço. Na versão, mais conhecida, ele é uma tentativa fracassada de clonar o Superman, que sai do controle de seu criador e fica obcecado por Lois Lane (que obviamente rejeita suas desastrosas expressões de afeto). Um filme assim seria dramático o suficiente para agradar críticos e fãs de Zacks Snyder ao mesmo tempo, sem perder a chance de mostrar várias cenas de superpancadaria que os espectadores adorariam ver. Visualmente, o Bizarro mais interessante já mostrado é o de Alex Ross na série Justiça, uma mistura de Solomon Grundy, Superman e Samara do filme O Chamado. Num filme, eu acrescentaria ao visual do personagem, elementos do Monstro de Frankenstein de Robert De Niro. Outra versão do personagem, é aquela que vem do Mundo Bizarro, um planeta quadrado no Universo de Antimatéria, no qual existem versões distorcidas de todos os habitantes da Terra. Pessoalmente, acho que não se encaixa na proposta do Universo Cinemático da DC atual. Uma versão atualizada dessa versão foi apresentada nas sexta e sétima temporadas da série Live Action Smallville, na qual Bizarro é um espectro fugitivo da Zona Fantasma, que rouba a identidade de Clark Kent, mas tem sua verdadeira natureza revelada ao se expôr à luz direta do sol. Todas essas ideias poderiam servir de base para um filme muito divertido do Homem de Aço contra sua cópia Bizarra. 

3-Sr. Mxyzptlk

          Eu sei que a imagem é do Gollum/Sméagol da Hexalogia da Terra-Média (O Senhor dos Anéis + O Hobbit), mas imagine-o com um chapéu coco roxo e um fraque laranja e você tem uma versão cinematográfica perfeita do Sr. Myxzptlk!! O duende da quinta dimensão é um personagem difícil de ser levado a sério por muitos leitores e roteiristas. Alguns já chegaram a dizer que é surpreendente que um personagem com esse conceito tenha sobrevivido tão persistentemente à Crise nas Infinitas Terras, já que seus companheiros dimensionais Qwsp e Batmirim tiveram apenas pequenas aparições desde que o Antimonitor devorou realidades sem fim. No entanto, quando cai na mão de gênios como Alan Moore, Grant Morrison e John Byrne, o Sr. Mxyzptlk rende histórias memoráveis. Dentre elas estão sua primeira aparição na fase Byrne na história O Jogo do Nome, a classissíma história de Alan Moore e Curt Swan O que aconteceu com o Homem de Aço? e sua passagem pelo encerramento da fase de Morrison nos Novos 52. Até Jeph Loeb já escreveu uma história maravilhosa do personagem chamada Imperador Coringa, que é da fase premium da editora Abril. Seria necessário muita coragem para levar Mxy às telonas, mas há material suficiente para criar uma história interessantíssima com um visual que misturaria Salvador Dalí e Alice no País das Maravilhas. Imagino que nessa história, o duende Mxyzptlk que serve como bobo da corte do rei da Quinta Dimensão, decidiria levar aos limites o maior reality show de seu mundo: Seus confrontos com o Superman. Sr. Mxyzptlk já fez várias aparições memoráveis também em outras mídias como na animação Superamigos, na série animada de Paul Dini e Bruce Timm, nas live actions Lois & Clark - As novas aventuras de Superman e Smallville (onde era um estudante amaldiçoado de intercâmbio chamado Mikhail e que podia controlar as probabilidades e influenciar eventos). 

2-Brainiac

           Esta é uma escolha óbvia. Tão óbvia que eu ficarei bem surpreso se anunciarem outro vilão para Homem de Aço 2. Brainiac é com certeza a maior ameaça extraterrestre que assombra o Superman. (E se você me disser "Mas e o Darkseid?" eu vou te responder que, apesar de ter aparecido primeiro em uma história da linha do Superman, Darkseid não pode ser considerado apenas inimigo do Superman. Seus inimigos imediatos são os Novos Deuses de Nova Gênese, mais especialmente seu filho Órion. Além do mais, Darkseid normalmente enfrenta a DC inteira cada vez que aparece. Dizer que ele é vilão do Superman é o mesmo que dizer que o Thanos é vilão do Surfista Prateado!) 
             Mas voltando ao Brainiac, existem muitas versões dele. O original pré-crise, o robótico, o Brainiac 2 da L.E.G.I.Ã.O., o Brainiac 5 da Legião dos Super-Heróis, o Brainiac 2.5, o 12, o 13, etc, etc e etc.  Não falta Brainiac na DC! Mas a versão mais conhecida é um cientista telepata Coluano (do planeta Colu) chamado Vril Dox, que é obcecado (novidade!) em colecionar vida de vários mundos, escolhendo suas cidades e seus habitantes e conservando-os em redomas especiais que ele guarda em sua nave gigantesca em formato de crânio coluano metálico.  Ele é a melhor escolha para um vilão de um próximo filme, caso queiram fazer uma invasão alienígena maior que a de Zod (já que Brainiac pode usar seu exército pessoal de sondas).  O perigo é ficar redundante. Nos quadrinhos, as melhores histórias envolvendo Brainiac são Justiça, Pânico nos Céus, Caçador de Cabeças e Brainiac (de Geoff Johns e Gary Frank), que chegou a virar animação inclusive e teve o Dr. Bishop de Fringe fazendo a voz do personagem da dublagem original.  As versões de Brainiac no Universo Animado da DC e na série live action Smallville são um pouco diferentes e mesclam o personagem com o Erradicador, tornando-o um super-computador Kryptoniano que sobrevive à explosão do Planeta e vem à Terra na tentativa de transformar nosso planeta numa Nova Krypton. 

1-Família Luthor
Fanart retratando o ator Bryan Cranston
como Lex Luthor. 


A Família Luthor principal na série de tv Smallville:
 Lionel (Pai), Lillian (mãe) e Lex (filho)
           Como assim, Família Luthor? Não seria, Lex Luthor? Não. Peraí, que eu explico. Primeiro de tudo: uma versão de Lex Luthor apareceu em Batman vs Superman - A Origem da Justiça interpretada por Jesse Eisenberg e dizem que aparecerá de novo no filme da Liga da Justiça. Acontece que fica claro no filme que esse é Lex Luthor Jr. e não o Lex Luthor original. Isso já dá muito pano pra manga. Acho que todo mundo queria ver no cinema um Lex Luthor mais parecido com a versão do Michael Rosenbaum de Smallville ou com o Luthor da série animada. Eu particularmente queria ver uma junção das versões apresentadas nas HQs Lex Luthor: Biografia não-autorizada e Lex Luthor: Homem de Aço. Mas o que nos deram foi uma mistura do Luthor de Gene Hackman e Kevin Spacey com uma pobre imitação sem maquiagem do Coringa do Heath Ledger . Nas várias mídias em que o Superman apareceu o sobrenome Luthor já foi usado por muita gente e já que Zack Snyder e David Goyer abriram uma brecha com seu Luthor Jr (que tem precedentes nos quadrinhos, sendo ele o Lex da fase da Morte e Retorno do Super-Homem), por que não apresentar outros Luthors no cinema? Lionel Luthor (pai do Lex), Lucas Luthor (irmão bastardo), Lutessa Luthor (irmã), Lena Luthor (às vezes irmã, às vezes filha), Alexis Luthor (filha), Alex Luthor Jr. (Filho), Lucinda Luthor (filha), Lilian Luthor (mãe), Julian Luthor (irmão), Lori Luthor (sobrinha), Nasty Luthor (sobrinha), Lenny Luthor (sobrinho) e até a Condessa Erica Alexandra Del Portenza (esposa pós-crise) e Ardora de Lexor (esposa pré-crise) já tiveram o sobrenome Luthor! E ainda me resta uma esperança: Quem sabe eles não voltam atrás e colocam o Bryan Cranston no próximo filme dizendo que ele é o Lex Luthor sênior, pai da pirada versão de Jesse Einsenberg? Sonhar não custa nada, né?
Lutessa Luthor, uma das irmãs bastardas de Lex

                          E você? Quais vilões do Superman você gostaria de vê-lo enfrentar no cinema e como você gostaria de vê-los retratados? Comenta aí!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário